compartilhando a caminhada

23 de dezembro de 2011

AINDA SEM LUGAR

Dezembro chegou e tão rapidamente já nos aproximamos de seu final, mas ainda é tempo de refletirmos sobre a lembrança de que estamos no mês em que deveríamos celebrar a data mais importante da cristandade. Embora não saibamos a data correta, haja vista a discussão histórico-teológica sobre a data correta do nascimento de Jesus Cristo, o mais valioso é constatar que não se trata de mais um acontecimento corriqueiro em nossas vidas, pois a cada ano que passa o NATAL, ou melhor, o nascimento do filho de DEUS, tem se tornado simplesmente uma festa doméstica e social, onde o nosso único intuito é dar e receber presentes.
O Evangelho de Lucas no capítulo 2.7 afirma que JESUS nasceu em uma estrebaria porque não havia lugar para eles na hospedaria. Observando as comemorações natalinas atuais, percebemos que o Salvador da humanidade ainda continua sem lugar em nossos festejos de final de ano. Nossa preocupação tem sido arrumar a casa, enfeitar a árvore, preparar bastante comida, comprar presentes para todos e esperarmos a chegada do “bom velinho”; com o passar do tempo, o Papai Noel tornou-se a figura principal da festa. Isto certamente é um erro crasso no tocante aos ensinamentos bíblicos!
 A cada ano que passa o NATAL vem perdendo o brilho da notícia mais esperada de toda história: o nascimento daquele que veio salvar a humanidade... O MESSIAS, o EMANUEL, o DEUS CONOSCO, o Filho de DEUS, para as luzes que enfeitam as cidades. No entanto, tem havido ou haverá lugar para JESUS em nossas comemorações do NATAL em família?
A celebração de um aniversário só acontece com a presença do aniversariante, entretanto, a comemoração do dia 25 de dezembro acontece de forma paradoxal, isso porque na maioria dos festejos o aniversariante sequer é convidado; quando muito, é lembrado uma vez ou outra; nossa atenção está voltada para os presentes, para a comida, para as bebidas e brincadeiras; tiramos o foco do personagem principal da festa, que é JESUS.
A verdadeira alegria do NATAL está em entendermos o grande AMOR de DEUS por nós, como nos afirma João 3.16, e de darmos o lugar de honra a quem é devido, ou seja: ao CRISTO de DEUS, que se fez Homem e veio aqui viver conosco, para nos ensinar o caminho de volta para DEUS.
Celebremos o verdadeiro NATAL, o NATAL de JESUS CRISTO, e não o Natal dos presentes, da comida e da bebida, muito menos o Natal de Papai Noel. Abramos os nossos corações e deixemos JESUS entrar, para que ELE tenha sempre lugar em nossas vidas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário