compartilhando a caminhada

12 de agosto de 2011

DEMOCRACIA = TRANSPARÊNCIA


O Brasil é um país supostamente democrático, apenas supostamente, porque se comporta como um país de regime totalitário. O governo sempre dá um jeito de esconder da população o que é de direito dela saber. Estamos às vésperas de dois eventos gigantescos, que colocam o país como o centro esportivo da segunda década do terceiro milênio, sem falar que o nosso “belo” congresso quase votou o sigilo eterno para alguns documentos, pois eles julgavam desnecessário que todo o resto da nação tomasse conhecimento.
            Não quero defender que não exista sigilo, afinal todos nós sabemos que o mesmo é necessário, principalmente em se tratando de documentos oficiais, mas considero necessário falar a respeito do que poderíamos chamar de “A FALTA DE VERGONHA DO CONGRESSO“ ao votar o sigilo dos gastos do dinheiro público com as obras para a copa e para as olimpíadas que acontecerão no Brasil nos anos de 2014 e 2016.
            É impressionante ver a defesa feita pelos nobres congressistas para que toda espécie de maracutaia seja feita com o nosso suado dinheirinho! Devemos entender, no entanto, que isso é feito para que o povo não se preocupe com os desvios que serão efetuados pelos mesmos, por seus coligados e apadrinhados.
            A sociedade precisa abrir os olhos e começar a cobrar dos senhores congressistas, e do governo, o principio democrático da transparência. É interessante notarmos a etimologia da palavra DEMOCRACIA; no grego é a junção de duas palavras: DEMOS = PODER e CRACIA = POVO, e por isso mesmo está escrita na nossa Constituição que todo poder emana do povo; só que no nosso querido Brasil isso parece mais uma falácia do que uma realidade.
            Está na hora de começarmos a exercer o nosso direito de cidadão e passarmos a exigir um pouco mais de respeito dos nossos governantes. Precisamos reclamar em função do nosso direito legitimo que todos os gastos sejam divulgados e esclarecidos para que todo povo brasileiro saiba quanto pagaremos por sediar uma copa e as olimpíadas. Sem contar todos os outros gastos que são feitos e que a gente nunca fica sabendo direito como foram feitos, nem a finalidade deles.
            Despertemos do nosso “sono eterno” e façamos acontecer a verdadeira democracia com conseqüente transparência, sob pena de deixarmos que as coisas simplesmente aconteçam, pois assim só nos restará o direito de reclamar... Ainda assim sem sabermos com exatidão pra quem e muito menos aonde reclamar!
Desperta, Brasil! A hora é agora!